Notícias de 2018


Já está disponível no Portal o artigo “Amostragem estatística em Auditoria de Controle Externo”, de autoria do economista Thulyo Tavares, supervisor de equipes de fiscalização e controle do TCM, e do engenheiro civil Rafael Waissman, agente de fiscalização do Tribunal, ambos membros do Grupo de Métodos Quantitativos. O texto explica como a amostragem estatística é utilizada nas atividades da Auditoria do Tribunal, permitindo extrapolar as informações e conclusões dela extraídas para a totalidade do universo fiscalizado.

Nesta terça-feira (9/10), foi lançada a nova etapa da pesquisa Viver em São Paulo, inciativa da Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência. A relação entre criança e cidade foi o tema escolhido para o mês de outubro, buscando compreender a conexão entre o público infantil e o ambiente urbano. A pesquisa, assim como as outras etapas da série, foi realizada com 800 habitantes da capital acima de 16 anos.

Entre 4 e 8 de outubro, servidores da Secretaria Geral (SG) e da Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo participaram do treinamento para utilização do ÁTOMO-Panorama, sistema de gerenciamento de atividades que recebeu uma série de novas funcionalidades e passou a integrar a plataforma Átomo, sistema de suporte à fiscalização inteiramente desenvolvido pelos técnicos da Unidade Técnica de Desenvolvimento de Sistemas e da Coordenadoria-VIII.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) destaca em sua página na internet o novo vídeo da instituição, mostrando de forma didática tudo o que a Corte faz em defesa do emprego correto do dinheiro público, além de estar à disposição da população paulistana, aproximando-se cada vez mais do cidadão.

O grupo de teatro Trupe Pé de Histórias empolgou o público presente no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) na sexta-feira (05/10), para assistir o quarto espetáculo da série musical Concertos Didáticos. A plateia animada foi composta por servidores do TCM, que se juntaram aos alunos das escolas EMEF Jornalista Millôr Fernandes e  EMEI Anita Costa.

Com o objetivo de debater pontos da Constituição do Brasil de 1988, em especial no que se refere à adoção de um modelo de Estado Democrático de Direito e a questão da justiça de transição, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) apresentou na quinta-feira (04/10) o seminário "30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e 40 anos da Constituição Espanhola de 1978: democracias pactuadas e justiça de transição".

Nesta quarta-feira, 3/10, a Assessoria Jurídica de Controle Externo e a Subsecretaria de Fiscalização e Controle do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) realizaram uma oficina sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, modificada em abril deste ano. A lei 13.655/18 acrescentou dez artigos ao texto, que tem como objetivo regulamentar outras normas. No evento, as alterações feitas foram analisadas, tendo em vista que diversas  mudanças na legislação afetam diretamente órgãos fiscalizadores como o TCM.

“A importância do mercado de capitais e o papel da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)” é o tema de palestra apresentada no auditório da Escola de Contas ligada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) na terça-feira (03/10). Tratou-se de verdadeira aula voltada para a educação do investidor que foi conduzida pela analista de mercado de capitais da CVM, Margareth Noda. A CVM é o órgão responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais no Brasil.

O auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) apresentou, na terça-feira (02/10), um seminário para discutir a importância do movimento estudantil dos franceses em 1968, que influenciaram a sociedade e a política em outros países, como o Brasil, que registrou naquele ano o golpe militar e instituição do AI-5. Participaram do debate o cineasta Silvio Tendler, a professora de filosofia da USP Silvana de Souza Ramos, o doutorando em filosofia também pela USP, Anderson Aparecido Lima da Silva, o jornalista e coordenador de Comunicação do TCM, Florestan Fernandes Jr, e o professor Silvio Gabriel Serrano Nunes.

Por unanimidade, o plenário referendou, na sessão de 3 de outubro, a proposta do relator Edson Simões pela retomada da licitação promovida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para prestação de serviços de locação, com implantação de um sistema de radiocomunicação digital troncalizado, a ser usado nas comunicações de voz operacionais, sem fio, entre seus agentes de campo e entre estes e sua Central de Operações, com valor estimado em R$ 60.741.882,83.